Presença Digital: Dicas de como criar e manter seu perfil médico no Instagram
5 de setembro de 2018
Consultas particulares: como trazer novos pacientes?
17 de setembro de 2018
Exibir tudo

O Consultório do Futuro

Coworking médico: opção de consultório do futuro

Avanços tecnológicos, profundas transformações políticas, econômicas e sociais, informação e conhecimento disseminados em progressão exponencial… As mudanças do mundo, que se aceleraram, sobretudo, a partir da segunda metade do século XX, também atingiram a atividade médica em todas as vertentes. Do relacionamento com o paciente e com as instituições de saúde aos métodos de diagnóstico e tratamento, nada mais parece guardar muita semelhança com a maneira como se exercia a medicina há 50 ou 60 anos.

E tanto avanço acabou atingindo também a maneira como os médicos e profissionais de saúde recebem seus pacientes e trabalham no dia a dia. As cidades cresceram e com este crescimento os valores imobiliários ficaram nas alturas, elevando bastante o custo operacional de se montar um consultório.

Com isso surgiu a ideia do coworking, que começou nos segmentos empresariais e hoje já atinge também a área de saúde.

Mas como funciona um coworking médico?

A ideia é relativamente simples: você paga apenas o tempo que utilizar de um consultório. Sem ociosidade, sem custo operacional com secretária, limpeza, telefone, internet e alguns oferecem inclusive materiais básicos para o atendimento médico, como luvas descartáveis, álcool, algodão, etc.

Basicamente toda cidade de médio a grande porte já possui pelo menos um coworking médico. Normalmente são consultórios montados em áreas nobres, de fácil acesso tanto para o médico quanto para seus pacientes e customizáveis de acordo com a necessidade de uso do espaço. De pequenos (com valor bem barato de aluguel por hora) para médicos que precisam apenas de receber exames, ou receitar medicamentos, até os espaçosos para atendimento pediátrico, ginecológico ou oftalmológico. Inclusive a maioria já possui os equipamentos necessários para cada especialidade, o que diminui ainda mais o custo de instalação do profissional.

Ou seja, você médico não precisa adquirir equipamentos, mobiliário, nem contratar secretária. É focar apenas no seu paciente e em atendê-lo da maneira mais correta e profissional possível. Acabou o toner da impressora no meio do horário de trabalho? Basta informar ao gerente do coworking e utilizar outra impressora. Ficou sem cafezinho ou está com problema na conexão com a internet? É esse mesmo gerente que irá resolver tudo para você.

Ainda, muitos espaços oferecem uma enorme flexibilidade de horário de atendimento. Segundo uma pesquisa recente feita pela universidade de Michigan, 70% dos profissionais de saúde prefeririam trabalhar em horários alternativos, caso isso fosse possível. Este mesmo estudo ainda apontou as vantagens de se trabalhar em um espaço de compartilhamento onde um médico está perto de várias especialidades, facilitando a interação entre elas, além de gerar um enorme número de indicações entre seus pacientes, o que ainda aumenta o número de horas de trabalho utilizadas. Um clínico pode indicar um neurologista e o paciente é atendido no mesmo local, diminuindo o tempo de deslocamento e aumentando a produtividade, por exemplo.

64% dos profissionais que trabalham em um ambiente de coworking ainda relatam que conseguem ter um melhor uso do seu tempo, evitando atrasos aos pacientes. A questão do tempo inclusive é o maior descontentamento entre os pacientes pesquisados. Quase 90% reclamam de atraso do médico. Essa pontualidade é crescente em ambientes onde o médico é responsável pelo seu próprio tempo. Vamos à prática: se você médico contratou o coworking para usar em determinada hora, você vai estar presente nesta hora, ou corre o risco de ser cobrado pelo tempo de não uso, entendeu? Então a taxa de atrasos tem significativa queda. Bom para os dois lados!

Como a Comedical pode me ajudar?

Coworking médico localizado no coração da Savassi, a Comedical conta com 17 consultórios equipados para as mais diversas práticas médicas, com preços variando em 30 e 54 reais o hora de locação. Com contratos flexíveis, sem fidelização e horários estendidos, ela tem conseguido atrair recém-formados e médicos que já estão consolidados no mercado mas estão insatisfeitos com a ociosidade de seus consultórios, e claro, com o crescente custo de manutenção de tais espaços.

Entre em contato conosco e comece a atender no seu novo consultório! CLIQUE AQUI