Presença Digital: Dicas de como criar e manter seu perfil médico no Instagram

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Presença Digital: Dicas de como criar e manter seu perfil médico no Instagram

Já sabemos que o Instagram hoje é a rede social mais poderosa e acessada do mundo e a sua presença como médico neste universo de fotos e selfies pode ajudar sua carreira, seu consultório e seu dia a dia. O Brasil já é o terceiro mercado que mais utiliza esta rede e esse número cresce a cada dia.

Mas existem maneiras de criar e manter seu perfil atualizado que têm se mostrado mais efetivas e corretas quando se fala de ética médica. Nem tudo deve e pode ser publicado nas redes e na dúvida sempre utilize seu bom senso.

Aqui, vamos apresentar algumas dicas para melhorar sua presença digital e seu marketing médico no Instagram.

Para alcançar bons resultados na rede não basta encher o feed de fotos e vídeos nos stories. O conteúdo é muito importante e a busca pelo engajamento de potenciais pacientes deve ser a sua meta diária. Já é sabido que o tom pessoal de suas publicações influencia muito no número e na qualidade da resposta de um marketing bem realizado. As áreas médicas associadas a estética e bem estar têm se mostrado as mais promissoras dentro desta rede, exatamente por poderem basear suas estratégias em fotos, imagens e conteúdo bastante buscado pelos usuários.

* Lembramos que imagens de “antes e depois”, muito vinculadas aos procedimentos estéticos, são expressamente proibidas pelo CFM!

Isso não significa que todas as áreas médicas não possam tirar proveito desta onda digital. Uma boa e consistente estratégia podem fortalecer sua presença e ajudar na captação e manutenção de pacientes.

 

  1. Crie um perfil profissional

Separar a sua vida pessoal e de sua família do seu dia a dia médico é muitas vezes essencial. Nada impede que você divulgue seus momentos de descanso, viagens e cultura, mas deve-se estabelecer um limite entre estes dois lados: o profissional e o pessoal. Priorize informações relevantes aos seus pacientes e à sua área de trabalho e alinhe dicas de saúde e bem-estar com a sua área de atuação.

Publicação de pesquisas, trabalhos, congressos e novidades da sua área são extremamente interessantes para o público médico, mas muitas vezes não conseguem atingir de forma correta o seu paciente/usuário, mas nada impede que você mescle estes a outros tipos de conteúdo.

2. Seja consistente

Mantenha um ritmo de publicações e procure manter consistência nos horários e dias da semana em que irá publicar conteúdos. Os usuários reparam nesses pequenos detalhes que podem parecer irrelevantes, mas o mais importante são os algoritmos destas redes que procuram mostrar posts e perfis que se enquadram nestas características. Se ausentar das redes faz com que o engajamento caia rapidamente.

3. Anúncios

Considere anunciar na plataforma. Os anúncios quando bem feitos podem potencializar o engajamento e o seu crescimento na rede. Os anúncios permitem você criar o chamado call-to-action, que é um link onde o usuário clica e pode imediatamente ser direcionado para outra página, formulário, até mesmo uma ligação ou mensagem de WhatsApp, o que aumenta as chances de conversão.

 

São inúmeras as variáveis presentes no uso do Instagram como uma forma de trabalho e divulgação. Então tenha paciência e dedicação. O resultado muitas vezes parece lento, mas ele é gradativo. Persista!